Os tamanhos mais usuais no mercado brasileiro são 12"x16", 14"x16", 16"x24", 20"x24", 20"x30", 24"x24" e 30"30".
Normalmente, as câmaras de serviço/estacionamento são utilizadas em eixos traseiros. Quando o circuito não está pressurizado, a câmara de estacionamento é responsável por manter o veículo em repouso. Esta situação ocorre devido à força da mola de estacionamento. O compartimento de estacionamento não interfere na operação da câmara de serviço, pois este está pressurizado e com a mola comprimida.
A câmara de estacionamento é responsável por manter o veículo em repouso quando necessário e seu princípio de funcionamento baseia-se em uma força mecânica proveniente de uma mola de alta capacidade de carga.
Quando o veículo está em movimento, a pressão do ar comprime esta mola. Quando é liberada a pressão do compartimento de estacionamento, a mola é descomprimida, voltando à sua posição inicial. Quando isto ocorre, a carga da mola transmite a força necessária para acionar o freio e manter o veículo em repouso.
As câmaras de freio também são conhecidas como atuadores de freio, cilindro de freio, ou simplesmente cuíca de freio, sendo suas principais funções as seguintes:
- Atuação do Freio de Serviço (Service Brake);
- Atuação do Freio de Emergência (Emergency Brake) e atuação do Freio de Estacionamento (Parking Brake).
As câmaras são classificadas por sua área efetiva do diafragma em polegadas quadradas, sendo esta classificação válida para os compartimentos de serviço e estacionamento.
Existem dois tipos de câmaras: as câmaras de serviço, cujo tamanhos mais usuais no mercado brasileiro são 12", 14", 16", 20", 24", 30" e 36" e as câmaras de serviço/estacionamento (conhecidas como “spring brakes”), cujo tamanhos mais usuais no mercado brasileiro são 12"x16", 14"x16", 16"x24", 20"x24", 20"x30", 24"x24" e 30"30". A diferença entre elas consiste em que na primeira está presente somente o compartimento de serviço e na segunda os compartimentos estão combinados (serviço/estacionamento).
Normalmente, as câmaras de serviço são utilizadas em eixos dianteiros e as câmaras de serviço/estacionamento em eixos traseiros.
Quando o circuito não está pressurizado, a câmara de estacionamento é responsável por manter o veículo em repouso. Esta situação ocorre devido à força da mola de estacionamento.
A câmara de serviço funciona independentemente da câmara de estacionamento (no caso de câmaras combinadas), sendo responsável pela força de frenagem durante a operação normal do veículo. Da mesma forma, o compartimento de estacionamento não interfere na operação da câmara de serviço, pois este está pressurizado e com a mola comprimida. Como dito anteriormente, a câmara de estacionamento é responsável por manter o veículo em repouso quando necessário e seu princípio de funcionamento baseia-se em uma força mecânica proveniente de uma mola de alta capacidade de carga.
Quando o veículo está em movimento, a pressão do ar comprime esta mola. Quando é liberada a pressão do compartimento de estacionamento, a mola é descomprimida, voltando à sua posição inicial. Quando isto ocorre, a carga da mola transmite a força necessária para acionar o freio e manter o veículo em repouso.
A mola também pode ser comprimida mecanicamente por um parafuso. Isto é necessário para que, caso haja uma falha no sistema pneumático de estacionamento, o veículo possa ser liberado manualmente. Além disso, este parafuso permite a manutenção do freio, pois bloqueia a ação da câmara de estacionamento.
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